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domingo, 13 de setembro de 2020

Variações III ...




Para qual lado foi a vida?
Depois que a tempestade passou,
Devastou tudo, só restou a solidão.

Um amor desesperado
Dessas dores da paixão,
Dando voltas calado,
Gira feito pião.

Para que lado foi o beijo
Que faz com que tudo aconteça
Foi-se calado, nas asas de uma ilusão.

Variaciones III

¿Qué camino tomó la vida?
Después de que pasó la tormenta.
Todo fue devastado, solo quedó la soledad.

Un amor desesperado
De estos dolores de la pasión,
Dando vueltas silencioso,
Gira como un peón.

¿Qué camino tomó el beso?
Que hace con que todo acontezca
Fuese callado, en las alas de una ilusión.

(Adilson Shiva)

Um sol de quase outubro...




Em seus olhos ainda me vejo sem sombras,
Iluminado pela luz de um sol de quase outubro,
Desfolhado da nossa primavera, que um dia terminou.
Palavras me escapam, guardo o silêncio
Das noites sem estrelas ...

Un sol de casi octubre…

En tus ojos aún me veo sin sombras,
Iluminado por la luz de un sol de casi octubre,
Deshojado de nuestra primavera, que un día terminó.
Me escapan las palabras, guardo el silencio
De las noches sin estrellas…

Adilson Shiva

O recalque originário e a foraclusão do Nome-do-Pai.

 O recalque originário e a foraclusão do Nome-do-Pai.

 




No seu texto "Die Verneinung"(1925) (traduzido como denegação); Freud argumenta que o juízo de atribuição é anterior a um juízo de existência articulado em uma denegação, uma vez que deve haver uma representação prévia do que é negado. Este julgamento interroga sobre a diferença ou a semelhança entre uma representação e uma percepção e diz respeito ao reencontro do objeto de satisfação. Freud propõe que antes da "Verneinung" (denegação) deve haver uma "Bejahung" (afirmação) que ocorre ao mesmo tempo que uma "Ausstossung" (expulsão), operação que ele entende como constitutiva do psíquico e regulada pelo princípio do prazer. Expulsão do desprazeroso, inclusão do prazeroso, primeira distinção entre um dentro e um fora.
Desse modo, a denegação é uma formação tardia a serviço do recalque.
Em “História de uma neurose infantil: O Homem dos Lobos” (1918), Freud já havia nos advertido da diferença entre a Verwerfung (foraclusão) e o recalque. A negação inerente à “Bejahung” (representado por Freud junto com a noção de “Ausstossung”) instaura o recalque primário (Urverdrängung) e participa da estruturação do sujeito neurótico. A noção lacaniana de foraclusão encontra uma de suas origens nesse rechaço fundador (Verwerfung). A "Verwerfung" (foraclusão) é um obstáculo à representação significante do que ficou fora da "Bejahung" (afirmação) primordial; então, se o recalque é formador de sintomas, no sentido analítico do termo, a foraclusão gerará fenômenos diversos, como alucinação e outros fenômenos elementares.
Na alucinação, não se trata de um transtorno perceptivo, mas da presença de um S1 no real, desconectado de S2, sem nenhum efeito de significado, mas que provoca uma experiência enigmática que é vivida pelo sujeito com um sentimento de perplexidade, pois ele não conta com a significação fálica que lhe permitiria construir uma resposta subjetiva para essa experiência. No autismo, me parece que não há esse sentimento de perplexidade, o autista se utiliza de outros recursos para o tratamento do significante no real.
Foraclusão do significante Nome-do-Pai, provoca um buraco no simbólico. Esse buraco no simbólico aparece redobrado no nível do significante e no nível do significado.

Comentarios sobre O seminario 20 – Cap. V
Aristóteles e Freud: A Outra Satisfação
Adilson Shiva
12/09/2020